quinta-feira, 11 de dezembro de 2008



VENCEM AQUELES QUE NÃO DESANIMAM EM FACE DAS DIFICULDADES E PARA
OS QUAIS OS OBSTÁCULOS SERVEM COO DEGRAUS PARA A SUBIDA!!!!!!

PENSE NISSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

VII SEMANA DE INFORMÁTICA DA FACIMP

COMPUTAÇÃO MÓVEL:

DESAFIOS E APLICAÇÕES





RELATÓRIO:





EMENTA 26,27,28/11



Computação móvel

Recursos de hardware

Móbile software: aparelhos celulares

Móbile software: Java me

Mercado social

Mercado de aplicações

“O próximo” 1 bilhão de usuários”aparelhos celulares

Convocação aos desenvolvedores

Modelo de negócios

Ubiquitons computing



Os assuntos mais abordados foram o desenvolvimento de páginas web dinâmicas com Java, como as tecnologias tem uma fundamental importância na vida e no dia-a-dia das pessoas,e a rapidez desses recursos tecnológicos A computação móvel e seus desafios e aplicações foi bem expandido, teve vários exemplos e a participação dos ouvintes,despertou o interesse de todos.

No AVM ( ambiente virtual de aprendizagem) foi o mais proveitoso,pois envolver o desenvolvimento de ensino-aprendizagem,a educação continuada de maior integração entre os espaços sociais,domiciliar,escolar e empresarial,essas novas tecnologias criaram novos espaços de conhecimento,além da escola e da empresa,o espaço domiciliar e social tornaram-se mais educativos e interessantes.

Informação disponível nas redes de computadores com mais rapidez e agilidade, torna-se a vida das pessoas mais práticas, com isso devemos integrar as tecnologias com a vida o tempo todo na realidade virtual,tentar manter sempre uma atitude aberta,ligar a internet á vida dos alunos, mais conformes a necessidade de cada um.

E escola precisa de um espaço que confunda aprendizagem com produtividade e que substitua o trabalho dos professores por um trabalho tecnológico centralizado pela participação, a mão de obra pelo cérebro de obra.

O que precisamos é assumir esse grande desafio das tecnologias no ensino da educação brasileira, pois a tecnologia muda rapidamente, mas as pessoas,lentamente.Porque a educação torna-se um fator estratégico,sendo considerada como vantagem competitiva,para as pessoas e organizações que é de fundamental importância a valorização da qualidade dos recursos humanos de uma sociedade.

A escola que aprende precisa se transformar, portanto,numa escola global.Estamos sendo cobrados pela sociedade,por um posicionamento claro com relação á identidade da escola a partir do contexto global.Este é um desafio que se renova e que temos,a cada dia que passa,um tempo mais curto para vencer.

Hoje, em poucos segundos, uma criança, um adolescente ou um jovem podem fazer uma pesquisa em qualquer lugar do mundo, podem fazer contato com muitos projetos pedagógicos. Este processo de diminuição de distâncias e quebra de barreiras entre as nações é a própria globalização provocada pela tecnologia.Assim um projeto pedagógico deverá provocar um despertar do processo de descoberta,facilitar o auto desenvolvimento com capacitação,e finalmente,garantir oportunidades planejadas para que o indivíduo possa agregar a um trabalho de qualidade e com produções individuais,com isso acontecerá a aprendizagem dentro e fora das salas de aula.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Internet na educação do futuro..

ESTRUTURA BÁSICA PARA PROPOSTA DE INFORMÁTICA


1 INTRODUÇÃO


A escola pode é um espaço inovador, de experimentação, e as tecnologias vem implantando um grande avanço no desenvolvimento de professores, alunos e de toda a sociedade.
São muitos os recursos que a tecnologia distribuí á todos,que podemos utilizar como aprendizagem,essas informações é uma forma de ver o mundo sem sair de um mesmo lugar,é de uma eficácia.
O processo ensino-aprendizagem o aluno não é cheio de informações, e sim dependentes na busca dessas informações e da sua construção do conhecimento pelas mudanças rápidas no mundo.
E o papel principal do professor deve ser não o de ensinar, mas o de facilitador da aprendizagem,liberando a curiosidade do aluno,é que analisamos a introdução do computador na escola de maneira que ele seja mais uma ferramenta,um recurso,ou seja um mediador cultural na perspectiva em que aprendizagem se dá na relação entre o sujeito e o conteúdo a ser apreendido,entre os quais está o computador que pode facilitar ou dificultar tal processo.

2 O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA

O processo de aprendizagem é desencadeado a partir da motivação. Esse processo se dá no interior do sujeito, estando ligado ás relações de troca que o mesmo estabelece com o meio, principalmente, seus professores e colegas. Nas situações escolares, o interesse é indispensável para que o aluno tenha motivos de ação no sentido de apropriar-se do conhecimento.
A ação educativa da escola com esse aluno deve incluir, conteúdos curriculares específicos, como suporte e complementação ao trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.
A aprendizagem é uma modificação relativamente do comportamento através de treino,experiência e observação,ela provoca uma mudança de comportamento e amplia cada vez mais o potencial do educando.
A capacidade de aprender está presente em todos os indivíduos sendo que para alguns ocorre uma relativa dificuldade de assimilação e manutenção de seu conhecimento, ligando o processo de absorção daquilo que se quer aprender a fatores muito mais relevantes do que o simples fato de necessitar fixar aquilo que é ensinado.
As vantagens
A vantagem que o computador oferece para o trabalho coletivo é a facilidade de edição que seus programas oferecem. Todos os membros de um grupo podem contribuir com suas idéias em diferentes arquivos. Esses arquivos podem ser reunidos, cortados, corrigidos e ampliados com muito conforto. É fácil incluir imagens, tabelas e gráficos feitos por diferentes membros do grupo, e não é necessário passar nesse caso, também vale a pena decidir se é o momento de utilizar uma ferramenta completamente livre e aberta, se os alunos deverão usar um portal ou se deverão se ater às indicações do professor ou de outro especialista que já fez um levantamento prévio de bons materiais sobre os temas a serem estudados.
Se o objetivo for ensinar a separar conteúdo de qualidade de conteúdo duvidoso, é mais recomendável usar a Internet livre. Se o objetivo for encontrar rapidamente material de qualidade, acessar um portal ou recomendações de um profissional experiente é uma estratégia mais adequada.
Esses recursos permitem ao aluno visualizar um conceito e praticar exercícios. A vantagem da tecnologia nesse aspecto é quantitativa e qualitativa. Ela permite disponibilizar muitas atividades para os alunos, sem a necessidade de tirar cópias de materiais ou mesmo de corrigir as atividades uma a uma.
As desvantagens
O Impacto da Educação a Distância sobre o aluno que pode se sentir isolado e desconectado e, portanto, desmotivado de participar;
- A sobrecarga de informações e mídias, quando existe, pode levar a uma sensação de saturação e ‘perdido no hiper-espaço’;
- Pelo fato dos alunos poderem acessar múltiplos materiais, com ordem variável, ao longo do tempo, podem ter a sensação de falta de coerência global;

O quadro-negro e carteiras geralmente ficam rígidos numa mesma posição;
- As aulas seguem uma ordem e acontecem num dado horário que dificilmente é alterado, e obrigam professor e aluno a estarem presentes no mesmo espaço físico;
- É imprescindível haver um local para o aprendizado, que geralmente demanda ausência de estimulação sonora e visual que atrapalhe a concentração dos alunos.








3- ESTRÁTEGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos,mas também em nosso comportamento,na forma como adquirimos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo.
Ao introduzir a informática educativa,o professor reproduz sua aula na sala de informática,e é o momento durante o qual a preocupação central é observar a ferramenta.Esse momento é muito importante para o professor,é o momento do contato,de domínio,em que ele precisa estar seguro diante da introdução da informática.
Internet trata-se de um aparato novo na prática de ensino,e que está na rotina escolar.E um recurso didático que está fora da prática formal de ensino e aprendizagem,e por isso,pode estimular o educando no desenvolvimento de conteúdos especiais.Na prática de ensino,o educando pode desvendar os conceitos técnicos propostos pelo professor.
Num simples apertar de botões,o educando podem conhecer a realidade,de fato a internet é uma grande rede mundial de informações,onde estão disponíveis arquivos numa grande diversidade de assuntos e formatos,muitos recursos são oferecidos e muitas vantagens podem ser aproveitadas na educação e , principalmente,no ensino.Devido a dinâmica da internet,os recursos citados são os mais avançado atualmente,pois é muito vasto os recursos e informações que passam a estar disponibilizados diariamente no mundo virtual.


Observação: Todos os sites citados oferecem de tal maneira informações importantes no desenvolvimento tanto do aluno como do professor.

4- CONCLUSÃO
Realmente a tecnologia tem avançado de maneira assustadora para nós,os computadores cada vez menores,com mais velocidade,mais memória.Já se parou para pensar na educação,salas de aula totalmente baseadas em mundos virtuais?
Atualmente estamos partindo para uma fase em que o deslumbramento inicial com a grande rede já foi superado. Passamos para a busca de soluções visando a socialização de informações e do acesso, bem como o oferecimento de serviços e de informações a partir dos recursos já disponibilizados. Isso nos permite criar novas aplicações a partir das peculiaridades desse novo veículo.
Com a internet se constrói um espaço de sociabilidade através da educação,ela não pode ser apenas apresentada como uma grande fonte de dados sobre os mais diversos assuntos,sem que se perceba que se transformou também o modo de produzir conhecimento.
É a partir desta clareza que se devem estabelecer os paradigma e conteúdos da educação do futuro.