quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

VII SEMANA DE INFORMÁTICA DA FACIMP

COMPUTAÇÃO MÓVEL:

DESAFIOS E APLICAÇÕES





RELATÓRIO:





EMENTA 26,27,28/11



Computação móvel

Recursos de hardware

Móbile software: aparelhos celulares

Móbile software: Java me

Mercado social

Mercado de aplicações

“O próximo” 1 bilhão de usuários”aparelhos celulares

Convocação aos desenvolvedores

Modelo de negócios

Ubiquitons computing



Os assuntos mais abordados foram o desenvolvimento de páginas web dinâmicas com Java, como as tecnologias tem uma fundamental importância na vida e no dia-a-dia das pessoas,e a rapidez desses recursos tecnológicos A computação móvel e seus desafios e aplicações foi bem expandido, teve vários exemplos e a participação dos ouvintes,despertou o interesse de todos.

No AVM ( ambiente virtual de aprendizagem) foi o mais proveitoso,pois envolver o desenvolvimento de ensino-aprendizagem,a educação continuada de maior integração entre os espaços sociais,domiciliar,escolar e empresarial,essas novas tecnologias criaram novos espaços de conhecimento,além da escola e da empresa,o espaço domiciliar e social tornaram-se mais educativos e interessantes.

Informação disponível nas redes de computadores com mais rapidez e agilidade, torna-se a vida das pessoas mais práticas, com isso devemos integrar as tecnologias com a vida o tempo todo na realidade virtual,tentar manter sempre uma atitude aberta,ligar a internet á vida dos alunos, mais conformes a necessidade de cada um.

E escola precisa de um espaço que confunda aprendizagem com produtividade e que substitua o trabalho dos professores por um trabalho tecnológico centralizado pela participação, a mão de obra pelo cérebro de obra.

O que precisamos é assumir esse grande desafio das tecnologias no ensino da educação brasileira, pois a tecnologia muda rapidamente, mas as pessoas,lentamente.Porque a educação torna-se um fator estratégico,sendo considerada como vantagem competitiva,para as pessoas e organizações que é de fundamental importância a valorização da qualidade dos recursos humanos de uma sociedade.

A escola que aprende precisa se transformar, portanto,numa escola global.Estamos sendo cobrados pela sociedade,por um posicionamento claro com relação á identidade da escola a partir do contexto global.Este é um desafio que se renova e que temos,a cada dia que passa,um tempo mais curto para vencer.

Hoje, em poucos segundos, uma criança, um adolescente ou um jovem podem fazer uma pesquisa em qualquer lugar do mundo, podem fazer contato com muitos projetos pedagógicos. Este processo de diminuição de distâncias e quebra de barreiras entre as nações é a própria globalização provocada pela tecnologia.Assim um projeto pedagógico deverá provocar um despertar do processo de descoberta,facilitar o auto desenvolvimento com capacitação,e finalmente,garantir oportunidades planejadas para que o indivíduo possa agregar a um trabalho de qualidade e com produções individuais,com isso acontecerá a aprendizagem dentro e fora das salas de aula.

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